domingo, 9 de agosto de 2009

Para almas deprimidas



O conselho bíblico de ‘falar consoladoramente às almas deprimidas ‘ é o melhor. ”É preciso saber que outros se importam com você como pessoa”, disse uma senhora que sofria de depressão “Você precisa ouvir alguém dizer: ‘ Eu compreendo; Você vai melhorar. ‘“

Em muitos casos, a pessoa deprimida precisa tomar a iniciativa e procurar uma pessoa compassiva a quem confidenciar. Esta deve ser bom ouvinte e muito paciente. Deve evitar dar um sermão ao deprimido ou fazer declarações de censura, tais como

‘Não devia sentir-se assim’, ou ‘Esta é a atitude errada’. As emoções da pessoa deprimida são frágeis, e comentários críticos assim só a farão sentirem-se pior.

O deprimido talvez se sinta inútil (Jonas4:3) No entanto, a pessoa precisa lembrar de que o que realmente conta é como deus a avalia. Jesus ‘Não foi tido em conta pelos homens’, mas isto não mudou seu real valor à vista de Deus. (Isaías 53:3) Esteja certo de que, assim como Deus ama seu querido filho, ele o ama também. -João3:16

Jesus sentia pena dos aflitos e procurava ajudá-los a reconhecer seu valor como pessoa. (Mateus 9:36; 11:28-3; 14:14 ) Ele explicou que Deus dá valor até mesmo a pequenos e insignificantes pardais. “Nem mesmo um deles está esquecido diante de Deus”, disse ele. Quanto maior valor dá ele aos humanos que procuram fazer a sua vontade! Sobre estes, Jesus disse: “Até os cabelos de vossas cabeças estão todos contados. “-Lucas 12:6,7.

É verdade que pode ser difícil a pessoa profundamente deprimida, e que se sente esmagada por suas fraquezas e limitações, acreditar que Deus a tem em tão alta estima. Talvez tenha certeza de que não merece o amor e o cuidado de Deus. ‘Nosso coração talvez nos condene’, reconhece a palavra de Deus. Mas será este o fator determinante? Não, não é. Deus se dá conta de que os humanos pecaminosos talvez pensem negativamente e até se condenam. De modo que suas palavras os confortam: “Deus é maior do que os nossos coraçãoes e ele sabem todas as coisas. “-1joão 3:19,20.

Sim, nosso amoroso pai celestial enxerga além de nossos pecados e erros. Ele conhece as circunstâncias atenuantes, toda a nossa vida, motivações e intenções. Ele sabe que herdamos o pecado, a doença e a morte, e que, portanto, temos grandes limitações. O fato de nos sentirmos aflitos e aborrecidos com nós mesmos é em si uma prova de que não queremos pecar é não fomos longe demais. A Bíblia diz que fomos ‘sujeitos à futilidade’ contra a nossa vontade. Portanto, Deus se compadece de nossa situação infeliz e compassivamente leva as nossas fraquezas. -coríntios 1:3,4.

È possível chegar ‘A paz de Deus, que excede todo pensamento’ com orações, suplicas e fé. Para contemplar a tão desejada paz é ter uma vida cheia de amor sem culpa por sermos falhos em nossas atitudes.

Hoje percebo que existem varias de mim.

Vivi na ilusão de ser uma mocinha de filmes românticos. Onde sempre aparecem belos príncipes, que as salvam de todos os perigos das “bruxas“. Que tipo de pessoa sou? Eu que acredito em contos de fadas absurdos, um mundo de pessoas perfeitas. Mudei não sei se pra melhor ou pra pior, confesso que tenho medo da inconstância que carrego em meus pensamentos. Não sei se amanhã terei a coragem de escrever ou pensar da mesma forma de hoje, talvez até hoje mesmo mude a minha opinião o fato é que neste segundo não acredito em seres ilusórios, nem em príncipes nem em um mundo perfeito. Acredito na metamorfose de todos os seres, somos imperfeitos na mais pura perfeição. Viver é muito mais complexo do que apenas existir, e isso me corrói

Tenho medo das minhas alegrias, tenho medo do mundo, tenho medo de me transformar em um ser insuportável e patética. Tenho tanto medo, que passo à maior parte do tempo me escondendo das pessoas, fingindo que vivo sem realmente acreditar na vida. Acho que apenas existo, mais quero sempre viver intensamente, mas tudo sempre acaba em sonhos , mas são puras ilusões de uma covarde chego a ter tanto medo que passo a ter pena de quem sou, e isso é tão patético. To escrevendo mais ta tudo sem coerência, mas acho que o mundo é assim. Sinto-me só é perdida nesses novos pensamentos. Deveria esperar e por cada coisa em seu espaço no meu subconsciente, mas o problema é que sempre esperei demais é quando vejo tudo já escapou por entre meus dedos. Queria apenas um conselho de como agir queria-me sentir livre, pra dar sugestões, sem medo de acabar sendo um incomodo para os outros, poder falar sem vergonha de ser, um ser confuso. Espero sempre um sinal, um primeiro passo, coisas que me dêem um caminho. Que me façam sentir que não sou tão estúpida assim. O fato é que tenho medo do que os outros pensam de mim, então fujo e me escondo em palavra sem sentidos, em atitudes que me deixam arrependida com vergonha de ser um plagio. Eu tenho medo e o fato de o ter me assusta ainda mais.

" Hoje sou o que restou da dor da minha dor..."

mas amanhã posso não saber quem sou...