O conselho bíblico de ‘falar consoladoramente às almas deprimidas ‘ é o melhor. ”É preciso saber que outros se importam com você como pessoa”, disse uma senhora que sofria de depressão “Você precisa ouvir alguém dizer: ‘ Eu compreendo; Você vai melhorar. ‘“
Em muitos casos, a pessoa deprimida precisa tomar a iniciativa e procurar uma pessoa compassiva a quem confidenciar. Esta deve ser bom ouvinte e muito paciente. Deve evitar dar um sermão ao deprimido ou fazer declarações de censura, tais como
‘Não devia sentir-se assim’, ou ‘Esta é a atitude errada’. As emoções da pessoa deprimida são frágeis, e comentários críticos assim só a farão sentirem-se pior.
O deprimido talvez se sinta inútil (Jonas4:3) No entanto, a pessoa precisa lembrar de que o que realmente conta é como deus a avalia. Jesus ‘Não foi tido em conta pelos homens’, mas isto não mudou seu real valor à vista de Deus. (Isaías 53:3) Esteja certo de que, assim como Deus ama seu querido filho, ele o ama também. -João3:16
Jesus sentia pena dos aflitos e procurava ajudá-los a reconhecer seu valor como pessoa. (Mateus 9:36; 11:28-3; 14:14 ) Ele explicou que Deus dá valor até mesmo a pequenos e insignificantes pardais. “Nem mesmo um deles está esquecido diante de Deus”, disse ele. Quanto maior valor dá ele aos humanos que procuram fazer a sua vontade! Sobre estes, Jesus disse: “Até os cabelos de vossas cabeças estão todos contados. “-Lucas 12:6,7.
É verdade que pode ser difícil a pessoa profundamente deprimida, e que se sente esmagada por suas fraquezas e limitações, acreditar que Deus a tem em tão alta estima. Talvez tenha certeza de que não merece o amor e o cuidado de Deus. ‘Nosso coração talvez nos condene’, reconhece a palavra de Deus. Mas será este o fator determinante? Não, não é. Deus se dá conta de que os humanos pecaminosos talvez pensem negativamente e até se condenam. De modo que suas palavras os confortam: “Deus é maior do que os nossos coraçãoes e ele sabem todas as coisas. “-1joão 3:19,20.
Sim, nosso amoroso pai celestial enxerga além de nossos pecados e erros. Ele conhece as circunstâncias atenuantes, toda a nossa vida, motivações e intenções. Ele sabe que herdamos o pecado, a doença e a morte, e que, portanto, temos grandes limitações. O fato de nos sentirmos aflitos e aborrecidos com nós mesmos é em si uma prova de que não queremos pecar é não fomos longe demais. A Bíblia diz que fomos ‘sujeitos à futilidade’ contra a nossa vontade. Portanto, Deus se compadece de nossa situação infeliz e compassivamente leva as nossas fraquezas. -coríntios 1:3,4.
È possível chegar ‘A paz de Deus, que excede todo pensamento’ com orações, suplicas e fé. Para contemplar a tão desejada paz é ter uma vida cheia de amor sem culpa por sermos falhos em nossas atitudes.